sexta-feira, 29 de maio de 2009

Diferença entre telas artisticas e decorativas



Essa é polêmica. Com a queda do simbolismo e ascensão do abstrato na década de sessenta, ocorreu um fenômeno entre os artistas, de um lado os simbolistas, então reis absolutos, alegam que o que os outros fazem não é arte, de outro lado os abstracionistas alegavam que ficando preso no passado não há criação e só cópias sem valor; isso se arrasta até os nossos dias com o agravante que muitas vertentes surgiram desde então nos deixando uma questão a responder:
O que é arte e o que é decoração?
Em minha medíocre opinião, concordo com a definição de um grande amigo e pintor, que Deus o tenha, ele dizia: “A arte, menino, é o fruto do trabalho de um artista, pois ao ir a padaria você não diz que duvida que aquele pãozinho seja um pãozinho, pois ele é fruto do trabalho de um padeiro, da mesma forma se foi um artista que fez então é arte, você tem o direito de não gostar dela mas não tem o direito de dizer que não e arte."
Se o trabalho é feito por um artista com formação acadêmica ou não, isso é irrelevante, desde que seja obra nascida de um pensamento, brotada do desejo de fazer e forjada no âmago do espírito de tal forma, que ao terminar a obra o artista sinta um imenso prazer como num êxtase, e se torne impossível para ele deixar de assinar seu trabalho, como se dá nome a um filho.
No entanto se o trabalho é fruto de uma aula de artes ou de um programa de televisão do tipo olhe e aprenda, mesmo que se torne algo belo e digno de ser admirado esse trabalho é decorativo, é claro que tem seu valor mas deve ser visto como decoração e não pode de forma alguma ser vendido como arte pois isso seria uma propaganda enganosa.
Nas fotos: Eu com minha amiga Edna Síkora recebendo dela um quadro que sempre levarei comigo, Obrigado Edna! Esse foi o auge de todo o meu versissage, e um obrigado também a Pinacoteca de Franca na pessôa do diretor, Wagner Voss.

9 comentários:

July disse...

A arte é uma grande chama divinae aquele que por ela for aquecido e iluminado jamais podera ser um órfão ou um solitário.

Ge Macedo. disse...

July, palavras como essas, são de grande incentivo, obrigado!

Adriano Lima disse...

Olá Geraldo!
Acho que tanto a arte pura, por assim dizer, e a arte decorativa, vão ser capazes de mostrar de que maneira nós queremos embelezar nossa passagem nesta vida.

Um gracejo: a arte que é fruto do pesnamento, do desejo de fazer, forjada no âmago da alma do artista, é arte do coração, não é mesmo. É de-coração!
Abraço!

Ge Macedo. disse...

É verdade que o embelezamento de nossa caminhada e construído pelas nossas ações,e a propósito, gostei do trocadilho! Um forte abraço, Adriano.

Anônimo disse...

Parabéns por suas palavras! Belo presente esse quadro de Edna Síkora. Não conheço o trabalho dela, mas esse exemplo transmite a impressão de uma grande artista. Ah, no final da página, o quadro tabuleiro de xadrez, de Linah Biasi chamou minha atenção. Moderno e muito criativo. Carlos Henrique - Belo Horizonte

Ge Macedo. disse...

Obrigado por seu comentário Carlos, indique pros amigos ok!

Semíramis disse...

Olá, tudo bem?

Sou a vizinha e admiradora incondicional dos trabalhos da Pascoalina (nossa querida Linha Biazi), vim até este aprazível espaço a convite dela e voltarei sempre, pois está ótimo! Parabéns! Vou comentar neste texto pq sou tb admiradora da Edna, conheci ela em Franca em uma exposição e adoro td que ela faz, tenho brincos, bolsas, chaveiros e quero mto um quadro dela de São Franciso, ainda terei... a Edna pintou uma bolsa pra mim que eu amo mto, ela pintou meus gatinhos e cachorros seguindo uma descrição que fiz de cada um... ficou demais! Abraços!

Anônimo disse...

opa, Linah! Escrevi o nome errado no post anterior. Semíramis

Anônimo disse...

Olá,
Eu gostaria de expressar a minha singela opinião:
É claro que não podemos julgar certas coisas porque não somos capazes disto,hoje mesmo eu participei de uma dinâmica que mostrou como é diferente o ponto de vista de varias pessoas relacionadas a uma mesma coisa e é por isso que não devemos tentar mudar o pensamento de outras pessoas e fazendo pensar igual a nós porque somos diferentes uns dos outros.

Mas pense, sim, é claro que voce não pergunta ao padeiro se aquilo que ele fez é realmente um pão porque voce sabe que é um pão, o mesmo se aplica a arte, se o trabalho de um artista não for considerado uma obra de arte é porque essa pessoa não conhece do assunto. Uma pessoa sabe que um pão é um pão porque ela já o conhece, e julga saber o que é um pão; da mesma forma acontece com a arte, a maioria de nós vemos a arte de uma mesma maneira desde pequenos,( aquela coisa acadêmica ,não desvalorizando as artes acadêmicas) então quando nos deparamos com uma obra de arte e ela não esta representada da forma que fomos acostumados a ver, vamos achar que não é uma obra de arte, isso é um defeito do ser humano não aceitar as coisas de mente aberta,

Com carinho e estima Dudu